DIVULGANDO A BOSSA NOVA

busca por freefind
Livros sobre a Bossa Nova

Pacífico Mascarenhas

Em 1958 Pacífico Mascarenhas gravou seu primeiro LP "Um Passeio Musical" com suas composições nos estúdios da Cia Brasileira de Discos RJ que depois passou a se chamar Sinter, Polydor, Philips, Polygram e finalmente hoje Universal, com Paulinho e seu Conjunto. Este foi o primeiro disco independente feito no Brasil.

Em 1964 começou a gravar sua série Sambacana na Emi Odeon, totalizando-se 06 (seis) LPs com suas composições. Nestes discos que foram até 1981 estrearam artistas hoje consagrados como a cantora Joyce, Milton Nascimento, Wagner Tiso com participações de Eumir Deodato (radicado nos EUA) Roberto Menescal, Toninho Horta, Nivaldo Ornelas, Juarez Moreira, Helvius Vilela, Suzana e Bob Tostes entre outros.

Luiz Eça, considerado o melhor pianista do país na época, integrante do ex Tamba-Trio, também gravou 20 composições do Pacífico no seu último CD gravado em 1991 nos estúdios da Emi Odeon e lançado pela gravadora Velas.

Artistas de renome nacional e internacional como Nara Leão, Isaura Garcia, Tito Madi, Claudete Soares, Os Cariocas, Eumir Deodato,e muitos outros, gravaram algumas de suas composições.

Em 2002 lançou o "CD Guinness", Bossa Novíssima com 60 músicas de sua autoria, um Song Disc para entrar no livro dos recordes devido ao número de músicas nele contidas.

Foi citado nos livros Chega de Saudade, Na Cadência do Samba, Os sonhos não Envelhecem,o Livro das Mágicas do Pequeno Maluquinho,e no Song Book da Bossa Nova de Almir Chediak, entre outros.

No final de 2002 foi lançado durante as comemorações do Centenário da Emi Odeon o CD com 14 músicas de sua autoria "Muito pra Frente", gravado em 1965 com a participação dos então estreantes Milton Nascimento e Wagner Tiso que iniciaram suas carreiras neste LP.

O seu terceiro Sambacana foi lançado no Japão no início de 2003. Compôs a música "O Jogo" tema do filme "Tostão, a Fera de Ouro" gravado por Milton Nascimento. Em 2003 compôs a música "Um Ilustre Brasileiro" para a comemoração do centenário de Juscelino Kubitschek.

A cronista Hildegard Angel, no Jornal do Brasil de 02/06/2005 , fez reportagem de coluna inteira sobre um poema inédito de Tom Jobim "Lua Narcisa", sobre a Lagoa Rodrigo de Freitas, para Narcisa Penna que foi musicada por Pacífico Mascarenhas, a pedido da homenageada. No seu www.youtube.com, Pacífico Mascarenhas, tem uma gravação caseira de sua música Pouca Duração gravada com João Gilberto em 1959, em Belo Horizonte.

Clique na música para ouvir.




Divulgue aqui seu trabalho