Rio de Janeiro, 14 de Setembro de 2002 O que somos Quem somosFale conoscoEquipe web

Banco de imagens

Banco de notícias

 

 



A história da bossa nova

A bossa nova nasceu em Ipanema, no Rio de Janeiro, e ganhou o mundo.

O movimento musical conhecido como bossa nova surgiu na década de 50, no Rio de Janeiro. Nesta época, jovens que moravam em Ipanema tentaram misturar as raízes do samba com o improviso e a modernidade do jazz norte-americano. O resultado foi um dos mais deliciosos ritmos da Música Popular Brasileira, reconhecido no mundo inteiro.

Marco - O lançamento do disco Canção do Amor Demais, gravado em 1958, por Elizeth Cardoso e João Gilberto, é o marco na popularizarição do ritmo que nascia. Com músicas de Tom Jobim e Vinícius de Moraes, levou ao grande público a batida e o violão que caracterizam a bossa. Em pouco tempo, a novidade se espalhou, com apresentações de Chico Feitosa, Sylvia Telles, Nara Leão e Baden Powel, entre muitos outros.

Mundo - Em 1960, ficaram na história os shows realizados na Faculdade de Arquitetura e na Pontíficia Universidade Católica (PUC), no Rio. Em 1962, a bossa nova já estava em cartaz no Carnegie Hall, em Nova York, encantando o mundo.

Gíria - A palavra bossa era uma gíria usada na época. A pessoa com bossa era uma pessoa com jeito especial. A bossa nova era um novo jeito de tocar. O ritmo nasceu nos botecos, praia e ruas de Ipanema, bairro em que viviam os pais do novo ritmo. O movimento musical virou até estilo de vida, traduzido com maestria nas poesias e músicas de Vinícius de Moraes, Tom Jobim, João Gilberto, Toquinho, Joyce e Nara Leão, Roberto Menescal, Emílio Santiago, entre tantos outros.

Para saber mais

LINKS

Para conhecer mais sobre a história da bossa nova, seus principais personagens, a discografia, fotos e até escutar gravações de alguns sucessos acesse.
http://www.estado.estadao.com.br/edicao/especial/bossa/capa.html

Neste site você encontra as letras e músicas de alguns dos maiores sucessos da bossa nova. Também oferece opção de áudio.
http://www.bossanovaonline.cjb.net/

As letras de grandes sucessos da bossa nova, bem como orientações para acompanhamento musical podem ser encontradas neste site.
http://www.bossanova.mus.br/

LIVROS

CASTRO, Ruy, A onda que se ergueu no mar. Companhia das Letras, 2001, 296 p.
CASTRO, Ruy, Chega de saudade. Companhia das Letras, 1990, 464 p.

Um projeto com bossa
A história da bossa nova


     

Página inicial Alto Página anterior

      


Parcerias: